terça-feira, 28 de outubro de 2014

Confira fotos da romaria e do encontro da família orionita no Santuário da mãe Aparecida

Fé, coragem, amor, devoção e oração caracterizam os romeiros de Nossa Senhora Aparecida

Já é tradicional os paroquianos visitar a mãe Aparecida e participar do encontro da família orionita no Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida no mês de outubro. Foi realizada neste ano a 5ª romaria dos paroquianos orionitas da Paróquia Santa Marta de Buritis. Desta vez a tradicional romaria se estendeu até o Santuário do Bom Jesus da Lapa - BA. No retorno os romeiros passaram no Santuário Divino Pai Eterno em Trindade - GO. 
chegada dos romeiros

Os romeiros iniciaram a peregrinação de ônibus saindo de Buritis no dia 15 de outubro, ás 22 horas, do pátio da Igreja Matriz Santa Marta. Chegaram na cidade de Aparecida - SP no dia 18. No dia seguinte, ás 08 horas, os romeiros participaram da Santa Missa que foi televisionada pela TV Aparecida. Em seguida os leigos e religiosos orionitas se dirigiram ao auditório do Santuário. O Padre Amilar fez a animação juntamente com os seminaristas orionitas. Depois as Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade (Irmãs Orionitas) juntamente com a superiora geral, Madre Maria Mabel, celebraram o segundo ano em preparação ao seu centenário de fundação. Também houve várias apresentações artísticas. Os jovens e leigos orionitas de Palmas - TO apresentaram uma encenação sobre a vida de São Luís Orione que comoveu a todos. 
Os provinciais padre Aparecido da Silva (Sul) e Tarcísio Vieira (Norte) fizeram o uso da palavra e animaram os leigos na vivência do carisma de São Luís Orione. 
relíquia do sangue de Dom Orione
A celebração e o encontro da família orionita em Aparecida acontecem todos os anos. Neste ano se deu também o encerramento do Ano Missionário Orionita, celebrando a obra de seu fundador, São Luís Orione. Para celebrar o centenário orionita no Brasil, todas as paróquias e obras sociais orionitas receberam a visita da relíquia do sangue de São Luís Orione. Aqui em Buritis tivemos a graça de receber a visita de São Luís Orione através de seu sangue nos dias 9 a 15 de julho. 
Foi em 1913, que Dom Orione enviou os três primeiros missionários para o Brasil e que seguiram para Mar de Espanha (Minas Gerais). A primeira fase da Missão no Brasil foi de 1914 até 1940, ano da morte de Dom Orione. Em 1921 e em 1934, Dom Orione veio para o Brasil e promoveu o crescimento da sua família religiosa. Dai para cá seus filhos espirituais continuam a missão da caridade, do evangelho, da paz, do amor e da justiça em diversas paróquias e obras sociais.
Lembramos que os religiosos padres orionitas chegaram em Buritis para assumir a paróquia no ano de 2004. Portanto, destes 100 anos de missão no Brasil, 10 deles é dedicado aqui em Buritis. 
Os romeiros da Paróquia Santa Marta tiveram a graça de participarem de mais um encontro da família orionita em Aparecida e conhecer mais um pouco sobre a família religiosa e seu fundador São Luís Orione. Dom Orione deixou como herança para todos religiosos(as) e leigos as suas preciosas pérolas, seu amores: JESUS, MARIA, PAPA (a igreja) e os POBRES (o próximo). "Só a caridade salvará o mundo". 


Aos romeiros que com coragem, desprendimento, determinação, fé, amor, com o coração cheio de agradecimentos, preces e votos , enfrentaram milhares de quilômetros para visitar nossa Mãe e Padroeira do Brasil, a Senhora Aparecida, e também participar do encontro da família orionita, nosso muito obrigado, que nossa mãe Aparecida nos ajude a sermos fiéis discípulos missionários da caridade e do amor a Jesus e aos irmãos assim como fez São Luís Orione. 

romeiros a caminho




belezas no caminho


Basílica velha 




passarela da fé 


presbitério do Santuário 

local que fica a imagem de Nossa Senhora Aparecida

bondinhos para o morro do cruzeiro

vista a partir do museu do Santuário 

vista da passarela da fé a partir do bondinho

Capela das velas


aquário do santuário 


Missa das 8h do dia 19. 


encontro da família orionita após a missa



Irmã Conceição sendo cumprimentada pelos romeiros de Buritis



Encontro da familia orionita no salão 



memorial do Padre Vitor Coelho

início da via sacra rumo ao cruzeiro

mirante do cruzeiro




primeiro oratória ue recebeu a imagem 

Santuário do Bom Jesus da Lapa - BA



cruzeiro em cima da serra

atravessando a serra

uma das várias grutas

entrada, lugar de celebração campal 






Nenhum comentário:

Postar um comentário