segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

10 anos da presença dos religiosos orionitas em Buritis e da criação da Paróquia Santa Marta. 100 anos de missão orionita no Brasil.

A congregação de Dom Orione está em festa com os 100 anos de missão no Brasil. Nós da paróquia também estamos inseridos dentro dessa festa, desta grande celebração. Nos alegremos. No dia 22 de fevereiro deste ano completará 10 anos de presença orionita dos religiosos em Buritis através dos filhos de Dom Orione: padres, clérigos e irmãs e também nesta mesma data nossa Paróquia Santa Marta estará completando 10 anos de elevação a paróquia que se deu com a posse do primeiro pároco. 

Um pouco de história. 


Padre Otávio - sacerdote religioso orionita. Primeiro pároco de 22/02/2004 a 23/04/2013
A comitiva dos religiosos missionários orionitas chegou em Buritis - RO, no dia 21 de fevereiro de 2004 ás 13h40min (Padre Enemésio - diretor provincial, Padre Rezende, Padre Remigio, Irmão Eucinei e os missionários que vieram para morar e formar a comunidade religiosa dos orionitas em Buritis: Padre Otávio, Padre Vanildo e o Seminarista Carlos César. No dia seguinte, 22 de fevereiro, ás 9:00 horas os missionários orionitas foram acolhidos na entrada da cidade oficialmente pelo povo buritiense, fiéis da Comunidade Santa Marta e das inúmeras Comunidades Eclesiais de Base da área urbana e rural. Seguiram em procissão até a Comunidade Santa Marta onde foi celebrada, por Dom Moacy, a missa de posse do primeiro pároco Padre Otávio e a criação definitiva da Paróquia Santa Marta. Esta portanto, foi a primeira missa na Igreja Matriz Santa Marta enquanto paróquia. Os religiosos, Padre Vanildo tomou posse como vigário paroquial; e o Seminarista Carlos César veio em período de formação para auxiliar nas pastorais e em sua comunidade religiosa. Lembramos que a história da paróquia inicia muitos antes com as primeiras famílias que iniciaram a comunidade. Os padres missionários que vinham em retiradas e e também recordamos as Irmãs Carmelitas que faziam o trabalho pastoral missionário. Depois que a Irmãs Carmelitas se mudaram de cidade vieram as Irmãs Orionitas. A história de nossa paróquia, portanto, foi e continua sendo feita com o trabalho de pessoas que tem Cristo como sua fortaleza e seu guia. Cristãos e cristãs que deram seu testemunho dedicando sua vida a missão nestas terras animando, fundando e motivando tantas comunidades e pastorais que hoje prossegue em nossa querida Paróquia Santa Marta. 
A todos (fundadores, líderes, coordenadores, catequistas, articuladores, ministros da palavra, da eucaristia, responsáveis pelas pastorais, movimentos, serviços, grupos...) os do passado e os do presente que dedicaram e dedicam sua missão na paróquia em prol do Reino de Deus e aos padres, seminaristas e irmãs orionitas nossas orações pelos 10 anos de trabalho dedicado na Paróquia Santa Marta. Nossa oração também pelos religiosos orionitas que nesses 10 anos de missão juntamente com o povo de Deus da paróquia Santa Marta tem dedicado a evangelização com seu carisma orionita de acolhimento e humildade. Viva Nosso Senhor Jesus Cristo!Viva Santa Marta! Viva o povo de Deus! Viva os religiosos e religiosas orionitas! 




Elevada a paróquia em 22 de fevereiro de 2004. Faixada construída posteriormente. 



São Luís Orione - fundador da Congregação dos religiosos/as (padres, irmãos, irmãs, eremitas e leigos consagrados)
No Brasil já fazem 100 anos de trabalho missionário, onde o próprio Santo esteve. Aqui em Buritis completa 10 anos de presença dos religiosos orionitas. 











Nenhum comentário:

Postar um comentário