segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

PEREGRINAÇÃO DO RELICÁRIO COM O SANGUE DE DOM ORIONE


Peregrinação do Relicário com o Sangue de São Luís Orione. Este santo está no meio de nós, povo buritizense, através dos Filhos da Divina Providência (religiosos padres, religiosos seminaristas), e das Irmãs Missionárias da Caridade (irmãs), e leigos que conhecem e vivem o carisma orionita. 

Os filhos espirituais de São Luís Orione no Brasil (religiosos padres, religiosos irmãos, religiosas irmãs, religiosos eremitas, religiosos seminaristas e leigos orionitas, estão vivenciando um ano de importantes celebrações pelos 100 anos da presença missionária em terras brasileiras. Lembramos que aqui em Buritis os padres orionitas estão completando em março 10 anos de presença. 
Assim nos escreve Padre Tarcísio, diretor provincial: Na celebração do Centenário da Presença Orionita no Brasil, 1914-2014, durante o Ano Missionário Orionita, a Relíquia do Sangue de São Luís Orione percorrerá o território brasileiro. "Aqui em Buritis, esta relíquia chegará no dia 9 de julho e permanecerá conosco por alguns dias." 

Continua ele: Esta Relíquia foi solenemente entregue pelo Superior Geral da Congregação, Pe. Flávio Peloso, às três Províncias brasileiras (Província Nossa Senhora da Anunciação – Brasil Sul, Província Nossa Senhora de Fátima – Brasil Norte e Província Nossa Senhora Aparecida – Irmãs), no encerramento da Celebração Eucarística ocorrida no Santuário Nacional de Aparecida, no dia 20 de outubro de 2013, por ocasião da abertura do Ano Missionário Orionita.

O Relicário, como expressou o Superior Geral, “é o dom e o sinal” do ano centenário da chegada dos primeiros missionários que partiram de Genova (Itália) em dezembro de 1913 e estabeleceram residência em Mar de Espanha (Brasil) em janeiro de 1914. Peregrinará pelas nossas Províncias e Comunidades e depois será entronizado no Santuário da Orionópolis de Cotia.

No Relicário está contido o sangue de São Luís Orione. É um pouco daquele sangue que, impulsionado no sistema circulatório pelo seu coração “sem fronteiras”, alcançou todos os órgãos e tecidos do seu corpo, participando de todas as atividades funcionais do organismo do “santo da caridade”. Deste modo também moveu Dom Orione a percorrer nossos caminhos e a abraçar nossa gente, particularmente nas duas viagens missionárias que fez ao Brasil em 1921-1922 e em 1934-1937. Agora, uma parte do seu sangue peregrinará e permanecerá no Brasil. É “dom”, é “sinal”, mas é, sobretudo, “símbolo”. Seu sangue deve continuar percorrendo as veias dos seus filhos e filhas, religiosos e religiosas, leigos e leigas que vivem a sua espiritualidade e os seus ideais.


Desejamos, portanto, que o “Sangue de São Luís Orione”, percorrendo todo o “sistema circulatório” do organismo que é a Pequena Obra da Divina Providência no Brasil, a mantenha especialmente vivificada e vivaz. Que tonifique todas as suas atividades para que continuem ardendo de caridade. Que nutra os seus filhos e filhas daquele mesmo amor sem fronteiras capaz de provocar tanto desejo de consumação pessoal e comunitária pela salvação das Almas.

Esta Peregrinação nos colocará, na realidade, “frente a frente” com o próprio Dom Orione. Que este maravilhoso encontro suscite em nós o seu mesmo propósito e desejo: “Escreverei a minha vida com as lágrimas e com o sangue!”. (texto com alterações)
Fonte: orionitas.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário