sábado, 26 de julho de 2014

PADROEIRO

25 DE JULHO - SÃO CRISTÓVÃO


(Padroeiro da comunidade urbana no setor  06)

São Cristóvão, mártir, foi e é um dos santos mais populares da igreja no oriente e no ocidente. Ele nasceu na Palestina, terra de Jesus Cristo. Viveu provavelmente na Síria e sofreu o martírio no século III. É uma figura lendária, suas façanhas são pintadas em cores vivas. Tudo que se sabe sobre ele é baseado em lendas e suposições, inclusive a data de seu nascimento. Diz-se que era um homem extraordinariamente forte e alto, por isso era soldado profissional trabalhando para quem melhor pagava.
Conta a lenda que trabalhou até para o diabo: estando a serviço de um general, descobriu que ele tinha medo do diabo e resolveu então mudar de dono e foi trabalhar para o mais forte. A serviço do diabo, descobriu que este tinha medo da cruz, indagando o porquê, descobriu que Cristo era o mais poderoso dos soberanos. Procurou então informações sobre ele, pois queria mudar de patrão, ir para o mais forte. E começou a estudar a religião com um eremita que foi lhe indicando o caminho para servir a Cristo: entregando-se à oração, à meditação, e às penitências. Aí, São Cristóvão objetou: “Não aguento jejuar e não tenho jeito para meditar e nem rezar”. O eremita então falou: “Existe outro meio então, é praticar obras de caridade. Já que és tão robusto e forte, ajuda as pessoas a atravessarem esse rio caudaloso que não tem ponte. Ofereça-se às pessoas para carregá-las de um lado para o outro. Terás a gratidão e orações dos beneficiados e Deus te recompensará”. Cristóvão gostou da ideia, construiu uma choupana na beira do rio e começou o seu transporte gratuito.


“Cristóvão “significa “Aquele que carrega Cristo” ou “porta-Cristo”. Seu culto remonta ao século V. De acordo com uma lenda, Cristóvão era um gigante com mania de grandezas. ele supunha que o rei a quem ele servia era o maior do mundo. Veio a saber, então, que o maior rei do mundo era Satanás. Colocou-se pois, a serviço deste. Informando-se melhor, descobriu que o maior rei do mundo era Nosso Senhor. Um ermitão mostrou-lhe que a bondade era a coisa mais agradável ao Senhor. São Cristóvão resolveu trocar a sua mania de grandeza pelo serviço aos semelhantes. Valendo-se da imensa força de que era dotado, pôs-se a baldear pessoas, vadeando o rio. Uma noite, entretanto, um menino pediu-lhe que o transportasse à outra margem do rio. À medida que vadeava o rio, o menino pesava cada vez mais às suas costas, como se fosse o pedo do mundo inteiro. Diante de seu espanto, o menino lhe disse: “Tiveste às costas mais que o mundo inteiro. Transportasse o Criador de todas as coisas. Sou Jesus, aquele a quem serves”.
Diz a tradição que Cristóvão se fez apóstolo daquela região, Lícia, e que foi martirizado por volta de 250, sob o imperador Décio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário