quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

EXPERIÊNCIA MISSIONÁRIA E CONFERIMENTO DE MINISTÉRIOS DE LEITORATO E ACOLITADO



DURANTE ENCERRAMENTO DA EXPERIÊNCIA MISSIONÁRIA EM MONTE NEGRO, NO DIA 26 DE JANEIRO, DOM ESMERALDO CONFERIU PARA DOIS SEMINARISTAS, OS MINISTÉRIOS DE LEITORATO E ACOLITADO


Aconteceu de 27 de dezembro a 26 de janeiro na paróquia de São José, município de Monte Negro e Campo Novo, que abrangem 43 comunidades, a 2ª Experiência Missionária da Arquidiocese de Porto Velho sob a coordenação do arcebispo Dom Esmeraldo. Esta experiência missionária aconteceu no período de férias e contou com a participação de padres, diáconos e 65 seminaristas de diversas regiões do Brasil. Participaram também os seminaristas Edilson Nunes e Diego Mota da Arquidiocese de Porto Velho que na celebração de encerramento receberam os ministérios de leitorato e acolitado. 

Ao seminarista Edilson pertencente a nossa Paróquia Santa Marta e ao seminarista Diego ensejamos votos de força e luz na caminhada vocacional. 

 EXPERIÊNCIA MISSIONÁRIA

O lema da Experiência Missionária “Hoje eu devo ficar na tua casa” (Lc. 19,5) motivou os jovens a vivenciarem um mês de missão. Durante esses dias visitaram as casas das famílias, realizaram encontros com crianças, jovens, adultos, catequistas e participaram das celebrações. Os missionários ficaram hospedados nas comunidades que os acolheram.

Segundo o arcebispo de Porto Velho (RO), dom Esmeraldo Farias, nem mesmo o sol forte de Rondônia impediu que a missão prosseguisse em clima de unidade e partilha. Seja fazendo o percurso a pé, de moto ou carro, os jovens não deixaram de vivenciar a experiência de ir ao encontro das pessoas. Mais do que ensinar, os seminaristas tiveram a oportunidade de ouvir muitas histórias das famílias que os receberam em suas casas.

Dom Esmeraldo Farias agradece a presença dos missionários enviados pelas dioceses e as comunidades que acolheram os jovens. “O esforço e o acompanhamento da equipe de coordenação central de Porto Velho, a oração constante de tantas pessoas que rezaram por esta segunda experiência missionária e que enviaram suas doações generosas”, manifestou.

Missão

O arcebispo de Manaus (AM), dom Sérgio Castriani, esteve com os missionários e lembrou os jovens seminaristas que o Espírito Santo é o protagonista da missão, que é a vida da Igreja. “A Igreja existe para evangelizar se voltar aos outros. A evangelização é um serviço à comunidade dos cristãos e também a toda a humanidade”, disse. O bispo recordou também as palavras do papa Francisco em sua primeira encíclica ao dizer que “a alegria do evangelho enche o coração e a vida inteira de quem se encontra com Jesus Cristo e anuncia o evangelho”, concluiu. (texto com alterações) Fonte: cnbb




Boas-vindas aos missionários (as)
Procissão luminosa pelas ruas de Monte Negro 


Seminarista Edilson

Tiago Camargo, seminarista da diocese de Porto Alegre, dando seu testemunho missionário


Seminarista Edilson 


Missa de encerramento





Nenhum comentário:

Postar um comentário