DURANTE ENCERRAMENTO DA EXPERIÊNCIA MISSIONÁRIA EM MONTE NEGRO, NO DIA 26 DE JANEIRO, DOM ESMERALDO CONFERIU PARA DOIS SEMINARISTAS, OS MINISTÉRIOS DE LEITORATO E ACOLITADO
Aconteceu de 27 de dezembro a 26 de janeiro na paróquia de São José, município de Monte Negro e Campo Novo, que abrangem 43 comunidades, a 2ª Experiência Missionária da Arquidiocese de Porto Velho sob a coordenação do arcebispo Dom Esmeraldo. Esta experiência missionária aconteceu no período de férias e contou com a participação de padres, diáconos e 65 seminaristas de diversas regiões do Brasil. Participaram também os seminaristas Edilson Nunes e Diego Mota da Arquidiocese de Porto Velho que na celebração de encerramento receberam os ministérios de leitorato e acolitado.
Ao seminarista Edilson pertencente a nossa Paróquia Santa Marta e ao seminarista Diego ensejamos votos de força e luz na caminhada vocacional.
EXPERIÊNCIA MISSIONÁRIA
O lema da Experiência Missionária “Hoje eu devo ficar na tua casa” (Lc. 19,5) motivou os jovens a vivenciarem um mês de missão. Durante esses dias visitaram as casas das famílias, realizaram encontros com crianças, jovens, adultos, catequistas e participaram das celebrações. Os missionários ficaram hospedados nas comunidades que os acolheram.
Segundo o arcebispo de Porto Velho (RO), dom Esmeraldo Farias, nem mesmo o sol forte de Rondônia impediu que a missão prosseguisse em clima de unidade e partilha. Seja fazendo o percurso a pé, de moto ou carro, os jovens não deixaram de vivenciar a experiência de ir ao encontro das pessoas. Mais do que ensinar, os seminaristas tiveram a oportunidade de ouvir muitas histórias das famílias que os receberam em suas casas.
Dom Esmeraldo Farias agradece a presença dos missionários enviados pelas dioceses e as comunidades que acolheram os jovens. “O esforço e o acompanhamento da equipe de coordenação central de Porto Velho, a oração constante de tantas pessoas que rezaram por esta segunda experiência missionária e que enviaram suas doações generosas”, manifestou.
Missão
O arcebispo de Manaus (AM), dom Sérgio Castriani, esteve com os missionários e lembrou os jovens seminaristas que o Espírito Santo é o protagonista da missão, que é a vida da Igreja. “A Igreja existe para evangelizar se voltar aos outros. A evangelização é um serviço à comunidade dos cristãos e também a toda a humanidade”, disse. O bispo recordou também as palavras do papa Francisco em sua primeira encíclica ao dizer que “a alegria do evangelho enche o coração e a vida inteira de quem se encontra com Jesus Cristo e anuncia o evangelho”, concluiu. (texto com alterações) Fonte: cnbb
Boas-vindas aos missionários (as) |
Procissão luminosa pelas ruas de Monte Negro |
Seminarista Edilson |
Tiago Camargo, seminarista da diocese de Porto Alegre, dando seu testemunho missionário |
Seminarista Edilson |
Missa de encerramento |
Nenhum comentário:
Postar um comentário