sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Conhecendo São Luís Orione

O FUNDADOR DA CONGREGAÇÃO DOS PADRES E IRMAS ORIONITAS 

            Nasceu no interior da Itália em 1872 numa família humilde e muito religiosa. Faleceu em 1940 dizendo:  «Jesus! Jesus! estou indo». O corpo foi sepultado devotamente na cripta do Santuário da Guarda e encontrado incólume vinte e cinco anos depois, em 1965. No dia 26 de Outubro de 1980, João Paulo II declarou beato e em 16 de maio de 2004 canonizado.      
            São Luís Orione foi pregador popular, confessor e organizador de peregrinações, de missões populares e de presépios vivos. Grande devoto de Nossa Senhora propagou de todos os modos a devoção mariana e ergueu santuários. Durante seus 68 anos de vida São Luís Orione foi um grande “pai dos pobres e benfeitor da humanidade sofredora e abandonada.” Escolheu como lema e missão da Congregação Religiosa “Renovar todas as coisas em Cristo”. (Ef, 10). Era um homem de oração e trabalho. Se deixou moldar pelo amor ao próximo compreendendo que “só a caridade, o amor salvará o mundo”.
            Ainda jovem seminarista se dedicava a obras de solidariedade para com os necessitados. Em 1892 abriu seu primeiro Oratório, um centro de educação cristã e de recreação para os meninos pobres. No ano seguinte, no dia 15 de Outubro de 1893, Orione um seminarista de 21 anos, fundou um Colégio, com escola em regime de internato, para rapazes de famílias pobres. 
            No ano de 1895, Luís Orione foi ordenado sacerdote e, no mesmo dia, o bispo deu a batina a seis alunos do Colégio com vocação sacerdotal. Numa seqüência rápida sua obra começou a se expandir nas regiões Italianas.  Ligados a Dom Orione se uniram Seminaristas e Padres que formaram o primeiro núcleo de uma nova Família Religiosa a «Pequena Obra da Divina Providência» que compreende os «Eremitas da Divina Providência», «Filhos da Divina Providência». A Congregação e toda a Família Religiosa se propunha «trabalhar para levar os pequenos os pobres e o povo à Igreja e ao Papa, mediante obras de caridade».  
            O zelo missionário de Dom Orione cedo se manifestou com o envio de Missionários ao Brasil em dezembro de 1913. Neste ano de 2014 a família religiosa celebrou 100 anos de missão no Brasil. Os religiosos orionitas estão presentes em mais de 30 países. Dom Orione esteve pessoalmente como missionário, duas vezes, na América Latina: em 1921 e nos anos de 1934 a 1937, no Brasil, na Argentina e no Uruguai, tendo chegado até ao Chile.

            Em 29 de junho de 1915, fundou  a Congregação das «Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade». Religiosas movidas pelo mesmo carisma fundacional. Em 2015 completa 100 anos de fundação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário